Você esta aqui: Home > Controle de Pragas >
Agende uma visita
Ambiente - Agenda visita
(rua, número, bairro)
Cupins
Formigas
Ratos
Baratas
Pulgas
Carrapatos
Traças
Doenças / Prejuízos:
Pulgas são causadoras de doenças As pulgas de importância em Saúde Pública são: - Xenopsylla cheopis - Pulex irritans - Polygenis tripus e P. bohlsi - Tunga penetran.

Pulgas

Aparência:

As pulgas são insetos pequenos e sem asas e possuem corpo achatado lateralmente, o que lhes permite caminhar com facilidade entre os pêlos dos hospedeiros ou entre as cerdas de carpetes e tapetes. Segundo a taxonomia, ciência que trata do estudo, classificação e descrição das espécies, as pulgas são animais pertencentes ao Filo Arthropoda (animais com patas articuladas e exoesqueleto de quitina), Classe Insecta (possuem 3 pares de patas, 1 par de antenas e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome), Ordem Siphonaptera (siphon = tubo; áptera = sem asas), com mais de 2.400 espécies conhecidas.

Hábitos:

As pulgas adultas são hematófagas obrigatórias, ou seja, alimentam-se exclusivamente do sangue retirado de seus hospedeiros, os quais são aves e mamíferos, incluindo os humanos. Devido a essa relação de prejuízo para o hospedeiro (que tem seu sangue sugado) e de vantagem para a pulga (que se alimenta do sangue do hospedeiro, prejudicando-o), este inseto é considerado um parasita, que, por viver na parte externa do corpo do hospedeiro, é chamado de parasita externo ou ectoparasito. Durante a fase larvária possuem hábitos de vida livre.

Alimentação:

As pulgas adultas se alimentam de sangue. As formas jovens, larvas, alimentam-se de partículas orgânicas, por exemplo fezes das pulgas adultas.

Como se reproduzem:

Em seu ciclo de vida, a pulga passa por quatro estágios de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. O acasalamento geralmente ocorre no hospedeiro, e com apenas um acasalamento inicial a fêmea é capaz de pôr cerca de 500 ovos. Estes ovos são normalmente depositados no próprio hospedeiro e por não serem pegajosos caem sobre o solo ou sobre outros locais aos quais o homem e/ou outros animais têm acesso.

Dúvidas mais frequentes sobre esta praga:
Do que as pulgas se alimentam ?
A forma adulta da pulga é classificada como ectoparasita e se alimenta exclusivamente do sangue de seu hospedeiro, seja o homem ou outros animais domésticos.
A pulga pode transmitir doenças ao homem ?
Sim, e entre as mais graves estão a peste bubônica e o tifo murino transmitidas pela pulga-do-rato, Xenopsylla cheopsis. As suas picadas também podem causar irritação severa na pele.

Ambiente - Outras Dúvidas
Casos de Sucesso
Casos
breve os casos serão descritos
Ambiente Dedetizadora em BH | Controle de Insetos e Roedores | (31) 3344-6600
Rua Halley, 155, Santa Lúcia . Belo Horizonte . MG . CEP 30360-330
Assine a nossa newsletter: