Você esta aqui: Home > Controle de Pragas >
Agende uma visita
Ambiente - Agenda visita
(rua, número, bairro)
Cupins
Formigas
Ratos
Baratas
Pulgas
Carrapatos
Traças
Doenças / Prejuízos:
As baratas apresentam importância econômica, doméstica, médica, ecológica e na pesquisa científica. A importância agrícola é insignificante, já que grandes populações podem roer raízes de algumas plantas comprometendo a absorção de água. Além disso, podem também consumir alimentos estocados e, assim, inutilizar o produto para o comércio e alimentação.

Baratas

Aparência:

Baratas são insetos da ordem Blattodea que habitam nosso planeta há pelo menos 320 milhões de anos como indica o registro fóssil da espécie Paleoblatta douvillei.

Importância médico-sanitária:

As baratas podem carregar microorganismos que transmitem doenças, transportando-os de locais em condições precárias de saneamento para o ambiente do homem. Os agentes causadores das enfermidades podem ser encontrados externamente em seu corpo, nas pernas, pêlos, ou internamente no trato digestivo, sendo eliminados pelas fezes, e ainda, as baratas eliminam uma secreção bucalde sua boca que impregna os alimentos com os quais entram em contato.

As doenças mais comumente transmitidas são de origem gastrointestinal, tais como: salmoneloses, shigueloses e enteroviroses. Ainda podem transmitir cólera, difteria, carbúnculo, tétano, diarréias, toxoplasmose etc.

Medidas preventivas:

Qualquer tratamento de controle de baratas deve ser precedido e acompanhado da execução das seguintes medidas preventivas:

a) limpeza e posterior vedação de caixas de gordura e esgoto;
b) acondicionamento de alimentos em recipientes fechados;
c) estoque de alimentos em estrados suspensos do chão e afastados das paredes;
d) eliminação de entulhos;
e) vedação com borracha da parte inferior de portas de acesso externo;
f) eliminação de lixo e resíduos orgânicos;
g) vedação de ralos, pias, banheiras etc., de banheiros e outras instalações, com tampas apropriadas;
h) limpeza e vedação de lixeiras e tubos de queda;
i) reparo de frestas e acabamentos de paredes, bancadas, tetos etc.;
j) limpeza de locais de abrigo, tais como: atrás de quadros, armários etc..

Hábitos:

As baratas podem viver no ambiente aquático, desértico, silvestre e doméstico. Em relação às espécies sinantrópicas (domésticas), elas costumam abrigar-se em frestas e locais quentes, úmidos e próximos a alimentos como redes de esgoto, porões, armários e gavetas, cozinha e dispensa de alimentos. Geralmente saem forragear a procura de comida e retornam para o mesmo local. De modo geral, possuem hábitos noturnos e são lucífugas, ou seja, durante o dia vivem escondidas em recantos escuros.

Alimentação:

As baratas são animais que com pouco restrição alimentar, são atraídas por alimentos doces, gordurosos e de origem animal. Podem se alimentar de refrigerantes, material proveniente da descamação da pele e queijos.

Como se reproduzem:

As baratas são insetos ovíparos ou ovovivíparos. Normalmente, seus ovos são depositados dentro de um estojo ou cápsula protetora denominada ooteca, também vulgarmente chamado de "ovo de barata".

Dúvidas mais frequentes sobre esta praga:
Porque quando a barata morre ela está virada de cabeça para baixo ?
As aberturas dos órgãos respiratórios da barata se encontram na parte ventral do abdômen. Ela vira-se de barriga para cima na tentativa de respirar melhor e se recuperar da ação do veneno.
É verdade que se virarmos uma barata de cabeça para baixo ela morre ?
Não. Às vezes pode fingir-se de morta para fugir de seus predadores ou caçadores.

Ambiente - Outras Dúvidas
Casos de Sucesso
Casos
breve os casos serão descritos
Ambiente Dedetizadora em BH | Controle de Insetos e Roedores | (31) 3344-6600
Rua Halley, 155, Santa Lúcia . Belo Horizonte . MG . CEP 30360-330
Assine a nossa newsletter: